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ACESSO AO JOGO CLICANDO NA IMAGEM / ACCESS TO THE GAME CLICKING IN THE IMAGE

Descrição | Apoio | Equipe | Repositório
Description | Support | Team | Repository


Descrição

Ao longo das últimas duas décadas, evidências científicas sugerem papel central de processamentos inconscientes do pensamento e percepção na solução criativa de problemas, mais do que a análise lógica de desafios de lógica estratégica, como encontrados em jogos. Seguindo essa possibilidade, a nossa equipe aborda experimentalmente a hipótese de que a influência estética, afetiva e emocional levaria a ganho cognitivo. Para testá-la de uma forma controlada, construímos uma plataforma de artgames – intitulada F!T (software Clickteam Fusion 2.5) – Basicamente, os objetivos do jogo são deixados implícitos, desafiando a exploração do jogador por uma série de fases. Nosso objetivo é compartilhar com os visitantes desta página uma plataforma de pesquisa que media a rigidez das demandas do método e da experimentação científica com a (relativa) fluidez estética da arte computacional em torno de um sistema de desafio lógico-cognitivo, constitutivo do design do artgame.

Description

Through the two last decades, scientific evidences suggest the central role of uncounscious thought process and perception in the creative solution of problems, more than the logical analysis of strategical logic challenges, as found in games. Following this possibility, our team experimentally approaches the hypotesis that the emotional, affective and esthetics influences lead to cognitive gain. To test it in a controlled form, we built an artgames platform – named F!T (made in the Clickteam Fusion 2.5 software). Basically, the game objectives are left implicit, challenging the player’s exploration through a series of stages. Our objective is share with the visitors of this page a research platform that mediates the rigidness of the method’s demands and the scientifical experimentation with the (relative) computational art’s esthetical fluity around a logic-cognitive’s challenge system, made by the artgame’s design.


Repositório/Repository

Clique na imagem abaixo para acessar o repositório público do código do visualizador de dados gerados pelo F!T, de permissão de uso definido pela licença Creative Commons BY-SA 4.0.

Click in the image below to access the public repository of the F!T data viewer’s code, of use permission defined by the Creative Commons BY-SA 4.0 license.

github-social-code


Apoio / Support

FAPERJ, PR-5 UFRJ, CAPES


Equipe

Thiago Ladislau
Mestrando, artista, game designer e pesquisador do LAMAE, NCE/UFRJ, sob orientação de Maira Fróes

Leonardo Sanches
Licenciando em Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas, artista e pesquisador do LAMAE, NCE/UFRJ

Cláuvin Erlan
Graduando em Ciência da Computação, programador de sistemas de análise de dados de pesquisa e pesquisador do LAMAE, NCE/UFRJ

Maira Froes
Diretora do complexo de Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia LAMAE, Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais NCE/UFRJ

João Vítor
Graduando em Engenharia de Controle e Automação, bolsista extensionista PIBEX/UFRJ, e pesquisador do LAMAE, NCE/UFRJ

Team

Thiago Ladislau
Attending Masters Degree, artist, game designer and LAMAE, NCE/UFRJ’s researcher under orientation of Maira Fróes

Leonardo Sanches
Licentiating in Artistic Education / Minor in Plastic Arts, artist and LAMAE, NCE/UFRJ’s researcher

Cláuvin Erlan
Majoring in Computer Science, programmer of research data’s analysis systems and LAMAE, NCE/UFRJ’s researcher

Maira Froes
Director of the Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia LAMAE, Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais NCE/UFRJ

João Vítor
Majoring in Control and Automation Engeenering, PIBEX/UFRJ’s extension scholarship and LAMAE, NCE/UFRJ’s researcher